sábado, 24 de outubro de 2009

"Toda prece é ouvida, toda graça se alcança..."

Ontem,finalmente,eu consigui ver "Brilho eterno de uma mente sem lembranças" por completo...
Achei o filme lindo de uma sensibilidade e de uma beleza única.
Pra mim,depois de muito pesquisar,o filme foi todo baseado em um único trecho de um poema muito lindo escrito por Alexander Pope:De Heloisa para Abelardo.

"Feliz é o destino da inocente vestal!
Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. 

Brilho eterno de uma mente sem lembranças. 
Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."

Depois de ter lido esse trecho eu consigui entender de onde saía tanta beleza de um filme...
Pra quem não sabe o que é vestal eu explico :D
Vestais eram mulheres que assumiam o compromisso de serem puras e se conservarem para os deuses.
Uma vestal sabia esquecer as coisas do mundo,sabia se enconder do mundo e sabia não viver para o mundo,consequentemente o mundo também a esquece,pois ele só lembra de quem vive pra ele,de quem vive por ele.
Sendo assim vestais tem o brilho eterno de uma mente sem lembranças,vestais não tem lembranças,porque por mais contraditório ou insatisfatório que seja,só temos lembranças quando participamos do mundo,quando o mundo começa a fazer parte da nossa razão e emoção.

Depois de ler esse trecho e de associar ele com o filme,fiquei pensando...será que é gratificante ser uma pessoa que esquece o mundo?
Será que é "felicito" ser uma pessoa que não possui lembranças ?
Será que se nós pudéssemos simplesmente apagar uma pessoa da nossa memória por mais que ela tenha nos feito sofrer e tenha nos machucado,isso traria calma,paz de espírito...FELICIDADE?

.


E depois de ter lido tanta coisa linda,profunda e eterna pra mim.
Lembrei de uma música que me emociona muito,e que eu acho que combina com esse momentinho não sei o que.


Cat Power-Sea of Love. (é linda a música :P)

http://www.youtube.com/watch?v=CbMeAOTPJzM

 <3




















 

2 comentários:

  1. a resposta é inerente ao ser. Depende mais do que o individuo fez na própria mente e o que está disposto a lembrar.
    Belo blog continue!

    ResponderExcluir
  2. é eternamente lindo o amor.
    Eu não acho que lembranças são ruins, principalmente no caso deles, se não sabemos chorar não sabemos viver. *-*
    Gostei da crítica. :)

    ResponderExcluir